Montar um pacote de benefícios atraente: por onde começar?

17 de fevereiro de 20210

Montar um pacote de benefícios que corresponda às expectativas dos funcionários é uma tarefa que exige paciência, conhecimento e disposição para fazer mudanças sempre que for necessário. Cada colaborador tem histórias, culturas, hábitos e desejos diferentes. Por isso, tentar encontrar uma solução única que agrade a todos é impossível. Tire isso da sua mente.

O que nós vamos ensinar no post de hoje são os passos para montar um pacote de benefícios que seja adequado às possibilidades da empresa e às necessidades de seus colaboradores como um todo. Como especialistas em benefícios, os nossos consultores já vivenciaram inúmeras situações em empresas de todos os segmentos e tamanhos, sempre dando o apoio necessário ao departamento de recursos humanos.

É um resumo dessa experiência que contaremos a partir de agora. Se ao final da leitura você ainda tiver qualquer dúvida, fique tranquilo. É só clicar aqui e enviar uma mensagem com sua pergunta!

Tudo sobre benefícios flexíveis para funcionários

Montar um pacote de benefícios: o primeiro passo é conhecer a equipe!

Para montar um pacote de benefícios, você pode se apoiar em pesquisas de mercado, reportagens de revistas especializadas e até no senso comum. Afinal, é óbvio que um plano de saúde empresarial é um bom benefício. Quem discordaria disso?

Mas o fator preponderante para que o RH possa tomar as decisões deve ser a equipe. É necessário conhecer os colaboradores para perceber o que é melhor para eles. É a mesma lógica do Natal: para escolher os presentes, você não tenta descobrir do que seus filhos gostam? Não pergunta o que sua mãe está precisando?

Então, a primeira dica é fazer uma pesquisa interna bem completa, detalhada, e que seja fácil de preencher. Neste outro artigo que você pode ler clicando aqui, explicamos como fazer estes questionários. Existem ferramentas gratuitas e eficientes, como o Google Forms, o SurveyMonkey e o Survio.

Com a pesquisa, talvez você descubra que o funcionário quer o plano de saúde, mas os hospitais oferecidos estão muito longe de onde ele mora. Ou que o vale-alimentação não é aceito nos estabelecimentos que o colaborador frequenta.

Veja como os profissionais de RH escolhem os benefícios dos colaboradores.

O pacote pode ter poucos benefícios, desde que tenham qualidade!

Existem empresas que oferecem dezenas de benefícios. DE-ZA-NAS! Tem vantagens que você nunca pensaria em conceder aí na sua empresa. O problema é que o custo fica muito alto. E para não estourar o orçamento, o RH acaba privilegiando a quantidade, ao invés da qualidade. Resultado: funcionários insatisfeitos.

Tudo o que a empresa oferece deve ser bom! Se a sua empresa tem condições de montar um pacote de benefícios com 50 opções de qualidade, parabéns. Vá em frente!  Porém, se para ser tão generosa os benefícios precisam ser medianos, mude a estratégia. Ofereça 3 ou 4 produtos que realmente todos aproveitem, admirem e agradeçam.

Como montar uma pesquisa com colaboradores?

Montar um pacote de benefícios exige rever, rever, rever…

A elaboração de um pacote de benefícios não é uma tarefa com começo, meio e fim. Longe disso. A equipe de Recursos Humanos deve estar preparada para rever o cenário frequentemente. Pelo menos, uma vez por ano é bom dar uma olhada, refazer a pesquisa interna com os colaboradores, checar a satisfação e as queixas sobre os fornecedores dos benefícios.

Vivemos em uma era repleta de desafios, com mudanças de cenário inimagináveis. Quem poderia prever que uma pandemia nos forçaria a ficar quase um ano dentro de casa? Se estamos em isolamento social, o vale-transporte deixa de ser necessário e pode ser substituído, mesmo que temporariamente, por aulas online de ioga. Ou por um acréscimo na cobertura do plano de saúde que permita mais consultas com psicólogos, ou até mesmo por um vale home-office!

Esse é um bom exemplo de como é preciso ficar atento aos cenários político, econômico e social, ao clima e às doenças, para montar um pacote de benefícios. Se em 2019 o vale-transporte era uma necessidade, em 2020 foi quase supérfluo por um bom tempo. E em 2021, com o home office e o trabalho híbrido fortalecidos, as empresas têm investido em bônus para que os funcionários melhorem suas estruturas de trabalho em casa. Um benefício raro até bem pouco tempo atrás.

Corretora ajuda a montar pacote de benefícios

Conte com a ajuda de especialistas no assunto!

A JFA Consultoria em Benefícios é uma corretora especializada em apoiar o RH das empresas na escolha e na administração de convênios médicos, planos odontológicos, seguros corporativos e muitas outras vantagens para os funcionários.

Nossa grande qualidade é a capacidade de tirar dos ombros do RH todo esse trabalho. A partir da contratação da JFA, nós cuidamos de todo, remotamente ou com um funcionário alocado dentro da sua empresa. E lidamos diretamente com as operadoras para negociar autorizações e solucionar qualquer problema.

Agende uma conversa com nossos especialistas. Vamos explicar e mostrar exemplos práticos de como podemos reduzir seus custos, aumentar a agilidade na administração dos benefícios e manter os colaboradores satisfeitos.

É só clicar aqui e enviar uma mensagem!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados