Ergonomia no trabalho: um cuidado que evita problemas de saúde!

9 de setembro de 20200

Os cuidados com a ergonomia no trabalho preservam a saúde dos colaboradores e reduzem a sinistralidade do convênio médico. Em empresas que não se preocupam com essa questão, o número de colaboradores que precisam se afastar para tratar de doenças ocupacionais é enorme. A quantidade de consultas, exames, internações e intervenções explode, e no ano seguinte, o valor do plano de saúde acaba sendo reajustado num valor bem maior.

Para manter a sinistralidade baixa e o custo-benefício, é preciso fazer campanhas de conscientização e incentivar bons hábitos alimentares e esportivos entre os colaboradores.

Essa é a responsabilidade deles: cuidar da própria saúde.

A sua, gestor de RH ou sócio do negócio, é oferecer as melhores condições possíveis. E isso passa por dar uma atenção maior à ergonomia no trabalho.

Ergonomia no trabalho: o que é isso?

A ergonomia é a ciência que estuda as interações entre os seres humanos e outros elementos, como, por exemplo, cadeiras e mesas de escritório. Os móveis ergonômicos são aqueles que proporcionam, mais do que conforto, a altura e a posição certas para que o indivíduo realize suas tarefas durante o expediente sem sentir nenhum incômodo.

Ergonomia no trabalho não é brincadeira. Aliás, entre 2012 e 2018, houve 4,5 milhões de ocorrências de acidentes laborais ou de funcionários afastados por doenças no Brasil. Foram 16,4 mil mortes. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança no Trabalho.

Entre as doenças ocupacionais mais comuns estão a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e a Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), causadas justamente pela repetição excessiva de movimentos e pela postura inadequada durante a jornada de trabalho.

O que a empresa precisa fazer?

Sabemos que não estamos vivendo uma época de conforto financeiro, mas acredite: os gastos com ergonomia no trabalho não são um desperdício ou um luxo supérfluo, e sim um investimento que traz retorno em saúde e em produtividade. Portanto, a empresa precisa comprar móveis adequados para que os colaboradores cumpram a jornada numa posição confortável.

Existem diversas lojas especializadas em móveis ergonômicos, inclusive pela internet. Basta escolher modelos, checar os preços e fazer a compra. Lógico, existem inúmeras possibilidades. É igual carro: você pode adquirir um FIAT ou uma Ferrari. Para saber o que é mais adequado à realidade do seu negócio, uma boa dica é pedir a assessoria do médico ocupacional da empresa.

Os melhores tipos de cadeira, por exemplo, são aquelas que possuem encosto para o pescoço, as costas e os cotovelos, regiões que sofrem muitas lesões em virtude da postura inadequada. O ideal, também, é que a cadeira possua diversas regulagens, podendo ser usada por pessoas com diferentes compleições físicas.

Chame a atenção dos colaboradores para a ergonomia no trabalho!

Depois que os móveis chegarem, é hora de demonstrar à equipe a preocupação da empresa com a ergonomia no trabalho. É importante deixar claro que está sendo feito um investimento porque os gestores se preocupam com o bem-estar dos colaboradores. Mas eles também precisam usar os móveis corretamente ou de nada vai adiantar ter uma cadeira ergonômica.

Sua equipe de comunicação pode preparar ilustrações mostrando a posição mais adequada de cada cadeira, a altura em relação à mesa, e a postura que o trabalhador deve adotar para, por exemplo, digitar no computador ou fazer longas reuniões virtuais.

A JFA Consultoria em Benefícios oferece esse tipo de material para todos os nossos clientes. Sempre preparamos campanhas de conscientização e de incentivo a práticas saudáveis, justamente como forma de combater o desperdício no uso do convênio médico e garantir que a sinistralidade não aumente.

Sua empresa precisa trocar o plano de saúde corporativo?

Se você está em busca de um plano de saúde empresarial mais barato, em que os funcionários não percam cobertura, clique aqui e envie uma mensagem.

Somos especialistas em avaliar o convênio atual da empresa, encontrar pontos de melhoria e sugerir mudanças que reduzem os valores sem tirar benefícios. Conseguimos obter êxito neste realinhamento em 93% dos casos. Certamente, a sua empresa pode se beneficiar com o nosso trabalho.

Se quiser economizar com o plano de saúde empresarial corporativo, clique aqui agora e envie sua mensagem!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados